1.2 - Perspectivas promissoras para o futuro

Para manter o ritmo com as exigências da indústria e proteger os investimentos dos usuários em sua tecnologia, a Foundation Fieldbus tem realizado uma série de novas iniciativas visando manter a arquitetura FF consagrada no futuro.
O Foundation Fieldbus Diagnostic Profiles Specification identifica diagnósticos baseados em funções para equipamentos fieldbus e define um conjunto consistente de parâmetros para alarmes de diagnóstico. Esta abordagem apoia a categorização dos diagnósticos de acordo com a NE107, garantindo assim que as informações de diagnóstico corretas estarão disponíveis para a pessoa certa, no momento certo. Além disso, permite que um diagnóstico seja utilizado para uma aplicação particular de uma planta (como engenharia de controle de processo ou manutenção e gestão de ativos).
A especificações técnicas da FF para a SIF (Safety Instrumented Functions) permitirão que os usuários finais aproveitem as tecnologias de campo para melhorar a integração e interoperabilidade de instrumentação de segurança, enquanto reduz os custos operacionais com paradas anuais para fins de teste e validação do sistema.
Além disso, o Foundation Fieldbus lançou sua Fundação para a iniciativa ROM (Remote Operations Management). Este desenvolvimento é parte da contínua iniciativa da fundação para projetar e implantar uma infra-estrutura que irá acomodar padrões sem fio em evolução, como WirelessHART® e ISA100.11a . A iniciativa ROM fornece uma interface para ambas as tecnologias e utiliza Electronic Device Description Language (EDDL) e blocos de funções para garantir a interoperabilidade entre os dispositivos.
A Foundation Fieldbus também juntou-se a líderes de tecnologia de automação, fornecedores e usuários finais pelo projeto Field Device Integration Cooperation Project (FDI). Este esforço visa desenvolver soluções uniformes de integração de dispositivos e protocolos para as indústrias de processo. Ele é baseado em requisitos de condição de uso rigorosos, incorpora os melhores aspectos de cada tecnologia membro e elimina redundâncias onde eles possam existir. A solução FDI acaba com os esforços duplos para clientes e fornecedores e preserva a compatibilidade com versões anteriores e a independência do sistema operacional.
Mais recentemente, o Foundation Fieldbus lançou uma nova iniciativa de desenvolvimento de tecnologia denominado Project Gemstone, com a intenção de tornar a experiência de automação digital Fieldbus mais fácil do que os sistemas de controle analógicos convencionais em todos os sentidos possíveis, desde a configuração até a substituição de dispositivos, bem como procedimentos de manutenção de rotina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário